Subscribe to RSS feed

segunda-feira, 22 de março de 2010

Meditação: é mais fácil do que parece!

A meditação é uma prática que existe há milhares de anos. E mesmo assim, a maioria das pessoas acha muito difícil sentar e esvaziar a mente. Porque será? 

“Na cultura ocidental, somos reconhecidos pelo que fazemos e temos e pouco pelo que somos. Isto nos habitou a pensar, fazer e falar incessantemente e até quando chegamos em casa  ligamos  TV ou falamos ao telefone.  Então não é fácil  parar, sentar e aquietar a mente. Mas depois que aprendemos, o difícil passa a ser abrir mão desses minutos diários em nossa vida”, diz Sandra Rosenfeld, coach pessoal,  instrutora de meditação e autora do livro “O que é Meditação” (Ed. Nova Era).

Para Leonardo Dobbin da Sangha Viver Consciente a ideia de que apenas os calmos conseguem meditar é equivocada. “Uma aparente calma externa pode esconder uma tremenda inquietação mental. Os mestres sempre comparam nossa mente a um macaco que pula de galho em galho, sempre inquieto”, diz ele.  

A meditação pode ser muito útil em casos de traumas psicológicos, perdas e problemas sérios de saúde. O economista   Vitor Caruso Jr. é um exemplo de como a prática mudou a sua vida. Ele descobriu que tinha câncer e a meditação foi sua grande aliada no tratamento: “Iniciei uma profunda fase de pesquisas, retiros, práticas, participação em cursos, leituras, e vivências espirituais. O resultado de tudo isto foi uma cura extraordinária, na metade do tempo em que a medicina tinha conhecimento na época.”.  Desde então Vitor é escritor, professor de Yoga e meditação em Curitiba, com trabalhos publicados na área de meditação, yoga, economia e cultura de paz.

Os benefícios da prática, uma grande aliada de um corpo saudável:

“Ela ajuda na redução de problemas físicos relacionados ao stress, como hipertensão arterial, enxaqueca, insônia e dores crônicas. Reduz os batimentos cardíacos e o ritmo respiratório. Diminui a freqüência das ondas cerebrais. Diminui a síndrome pré-menstrual, ansiedade, irritabilidade e depressão. Fortalece a imunidade, aumenta a serotonina e diminui os níveis de colesterol, entre outros benefícios, explica Vitor .

Há benefícios mais sutis: “Ela também  transforma a qualidade da vida diária, estimulando criatividade, exercitando as capacidades mentais e integrando o corpo e a mente”, explica Claudio Mendes Moraes, Instrutor de Meditação no Instituto Nyingma do Rio de Janeiro.

Leia aqui algumas dicas que vão te ajudar a mergulhar no fascinante mundo da meditação:

Se familiarize
“A meditação começa pelo relaxamento, permitindo que tudo se torne tranqüilo. Portanto, buscar se familiarizar com técnicas de relaxamento é uma boa estratégia para começar”, diz Claudio Mendes Moraes, Instrutor de Meditação do Instituto Nyingma do Rio de Janeiro

“Comece a prática com a leitura de um bom livro a respeito, mas um bom livro mesmo, e não estes manuais práticos que não possibilitam uma motivação verdadeira para um processo de busca e transformação pessoal. Minhas sugestões: A Arte da Felicidade (Dalai Lama, Howard Cuttler), Transformação e Cura (Thich Nhat Hanh), Paz a Cada Passo (Thich Nhat Hanh), Autoperfeição com Hatha Yoga (Hermógenes) e Yoga para Nervosos (Hermógenes)” , diz Vitor Caruso Jr.

A meditação sentada 
“Conte a as respirações. Diga mentalmente "um" na inspiração, e depois "um" na expiração. Depois "dois" e "dois". Se perder a contagem voltar para o um. Quando conseguir chegar até 10, pode voltar ao começo. É uma forma da pessoa não se perder demais no início da prática e auxiliar a pessoa a conseguir fixar sua atenção na respiração”, ensina Leonardo Dobbin da Sangha Viver Consciente

A meditação caminhando
“Preste atenção em cada passo que se dá e sincronizar a respiração com os passos. Normalmente para iniciantes é mais fácil por que não precisa ficar imóvel por muito tempo", diz Leonardo.

Medite mais de uma vez por dia
“Vinte minutos duas vezes ao dia é o que as pesquisas indicam para obter ganhos em nossa saúde física e mental” , ensina Sandra Rosenfeld. 

Saiba que não é preciso ter religião para praticar 
“É preciso sim, diligência e esforço, e não é necessário acreditar em dogmas ou sistemas de crenças” (Leonardo Dobbin )

Não lute quando os pensamentos surgirem 
”Apenas deixe que passem sem se envolver com eles.” (Sandra Rosenfeld)

Deixe a produtividade de lado por um momento 
“Nos disciplinamos a fazer, mais e mais rápido. Chegamos ao ponto de acharmos que não podemos fazer de outro jeito. Pare com a listas de atividades de coisas a fazer “ (Vitor Caruso Jr.)

Saiba que não há nenhum lugar a ser alcançado 
“A dificuldade talvez esteja no fato da pessoa acreditar que tem que sentar e necessariamente fazer alguma coisa ou chegar a algum lugar. Como parar de pensar, por exemplo, que é o quê muitos crêem. Isto pode se tornar um obstáculo” (Claudio Mendes Moraes )

0 comentários:

Postar um comentário

 
Click here for an easy and free way to help feed those in need at The Hunger Site!