Subscribe to RSS feed

terça-feira, 16 de março de 2010

PAZ DE ESPÍRITO


Temos hoje, em toda parte da Terra, um problema essencial a resolver, a aquisição da paz de espírito, em que se desenvolvem todas as raízes da solução aos demais problemas que sitiam a alma. Que diretrizes, porém, adotar na obtenção de semelhante conquista? Usar a força, impor condições, armar circunstâncias? Não desconhecemos, no entanto, que a tensão apenas consegue impedir o fluxo das energias criadoras que dimanam das áreas ocultas do espírito, agravando conflitos e mascarando as realidades profundas de nossa vida íntima, habitualmente manifestas. A paz de espírito, ao contrário, exclui a precipitação e a inquietude, para deter-se e consolidar-se na serenidade e no entendimento. Para adquiri-la, por isso mesmo, urge entregar as nossas síndromes de ansiedade e de angústia à providência invisível que nos apóia.

As ciências psicológicas da atualidade nomeiam esse recurso como sendo "O poder criativo e atuante do inconsciente", mas, simplificando conceitos, a fim de adaptá-los ao clima de nossa fé, chamamos-lhe "o poder onisciente de Deus em nós". Render-nos aos desígnios de Deus, e confiar a Deus as questões que nos surjam intrincadas no cotidiano, é a norma exata da tranqüilidade suscetível de garantir-nos equilíbrio no mundo interno para o rendimento ideal da vida.Colocar à conta de Deus a parte obscura de nossa caminhada evolutiva, mas sem desprezar a parte do dever que nos compete.

Trabalhar e esperar, realizando o melhor que pudermos. Fé e serviço, calma sem ócio.

Pensemos nisso e alijemos o fardo dos agentes destrutivos de ódio, ressentimento, culpa, condenação, crítica ou amargura que costumamos arrastar no barro da hostilidade com que tratamos a vida, tanta vez arruinando tempo e saúde, oportunidade e interesses. Fundamentemos a nossa paz de espírito numa conclusão clara e simples: Deus que nos tem sustentado, até agora, nos sustentará também de agora em diante.Em suma, recordemos o texto evangélico que nos adverte sensatamente: "Se Deus é por nós, quem poderia ser contra!"


Emmanuel (espírito) / psicografia de Chico Xavier

Livro: Alma e Coração


ENSINAMENTOS OPORTUNOS


Realize o seu programa de amor a partir desta manhã cheia de sol e de esperança. Abra o braço, saúde o dia e plante bondade em toda parte. Deixe com o ontem o tormento das recordações negativas. A água passada não umedece o solo ressequido. Aja no momento presente e beneficie-se com a aurora nascente que expressa uma santa oportunidade de crescer espiritualmente. Higienize a mente através da elaboração de idéias superiores. Há clichês mentais que se fixam de tal forma, que a “morte” sequer os apaga.

Lembre-se de que cada ser respira o clima mental que produz. Confiança em nossos atos é fortalecimento para a coragem alheia. Otimismo nas realizações também é aliança de identificação com as Esferas Superiores. Você não está na carne em vão. Aproveite a oportunidade, valorize as bênçãos da vida, difunda gratidão e alegria por onde passar, com quem estiver, com a concessão que possuir, justificando em atos edificantes a sua passagem pela Terra. Adestre a mente com a vigilância necessária ao policiamento das idéias mefíticas. O pensamento é fio de segurança por onde transitam a felicidade e a desdita. Faça dos seus pensamentos uma Farmacopéia moral, onde você possa formular medicamentos para males de qualquer natureza.

Não se esqueça de que a humildade expressa a mais elevada qualidade de sabedoria. Preserve da tristeza os dons da sua alegria, para que usufrua felicidade continuada. Conserve a simpatia para ser sempre jovem, mantendo palavra calma, gestos moderados e silêncios oportunos.



Marco Prisco (espírito) / psicografia de Divaldo Franco.

Livro: Ementário Espírita

0 comentários:

Postar um comentário

 
Click here for an easy and free way to help feed those in need at The Hunger Site!